terça-feira, 14 de maio de 2013

MORRA CÃO SANGUINÁRIO !


JULGAMENTO
13/05/2013 - 15h46 | Agência Efe | Cidade da Guatemala

Ríos Montt é internado de emergência após desmaio, diz advogado

Ex-ditador é acusado pela morte pelo genocídio de indígenas nos anos em que esteve no poder
 
 

O ex-ditador da Guatemala José Efraín Ríos Montt, condenado a 80 anos de prisão por genocídio e crimes de guerra, foi internado nesta segunda-feira (13/05) de emergência em um hospital depois de sofrer um desmaio quando era levado ao tribunal, informou seu advogado, Francisco García Gudiel.

"Desde ontem à noite foi autorizada sua internação. Ele queria vir à audiência. Por isso, sua entrada no hospital chegou a ser adiada", explicou à Efe o advogado do ex-ditador.

Segundo García Gudiel, o ex-militar era levado do quartel de Matamoros, onde está preso desde a última sexta-feira, para o Tribunal "Primeiro A", para participar da audiência em onde seriam anunciadas as indenizações para as vítimas, quando sofreu um desmaio.
 

Ríos Montt foi levado imediatamente ao Hospital Militar, onde o médico Carlos Álvarez disse aos jornalistas que seu quadro clínico é "estável" e que seu desmaio ocorreu devido a uma "crise hipertensiva" provocada pelo estresse ao qual esteve submetido nas últimas semanas.

Segundo o especialista, o general, de 86 anos, deverá permanecer internado de três dias a uma semana, e será submetido a um exame médico completo.

Ríos Montt, que governou a Guatemala de março de 1982 até agosto de 1983, foi condenado na sexta-feira passada a 80 anos de prisão pelo genocídio sofrido pelos indígenas ixis durante o período em que esteve no poder.

Os advogados do ex-ditador anunciaram que nos próximos dias apelarão da decisão emitida pelo tribunal para conseguir a anulação da sentença condenatória.