terça-feira, 20 de maio de 2014

JOSÉ MARTÍ - NOSSA PÁTRIA É A HUMANIDADE .


Cuba homenageia José Martí, inspirador da luta pela Nossa América


“Nós, cubanos, aprendemos com José Martí que nossa pátria é a humanidade”, disse Fidel Castro quando discursava em uma conferência internacional em 2003. Nesta segunda-feira (19), o mundo completou 119 anos sem Martí. Considerado herói nacional de Cuba, ele é um dos exemplos de que as ideias não morrem quando são justas: sua principal herança é a luta pela Nossa América que inspirou grandes líderes latino-americanos.

Por Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho


Reprodução
Martí morreu em combate no dia 19 de maio de 1895Martí morreu em combate no dia 19 de maio de 1895
Pelo compromisso com sua obra e pela admiração ao herói nacional, nesta segunda-feira (19) os cubanos renderam um tributo a José Martí no mausoléu que guarda seus restos mortais. Fidel Castro e seu irmão, o presidente Raúl Castro, enviaram coroas de flores que foram depositadas como homenagem no túmulo de Martí, no cemitério de Santa Ifigênia.

Martí morreu em combate no dia 19 de maio de 1895, no vilarejo de Dois Rios. No comando de um contingente de patriotas cubanos, após um encontro inesperado com tropas espanholas, José Martí foi atingido. Seu corpo, mutilado pelos soldados espanhóis, foi exibido à população e posteriormente sepultado na cidade de Santiago de Cuba, em 27 de maio do mesmo ano.