sexta-feira, 8 de agosto de 2014

VENEZUELA AVANÇA


Petrolífera venezuelana avança em desenvolvimento de projeto de gás


A estatal de Petróleos da Venezuela (Pdvsa) destacou, nesta sexta-feira (8), a exitosa avaliação do Poço DR-9, no Campo Dragón, como parte do desenvolvimento do projeto de gás Mariscal Sucre (estado de Sucre) nas zonas litorâneas do país. 


Revista Oro Negro
A meta da Pdvsa é produzir 1,200 milhões de pés cúbicos de gás diários e até 28 mil barris de condensadosA meta da Pdvsa é produzir 1,200 milhões de pés cúbicos de gás diários e até 28 mil barris de condensados
Segundo a imprensa local, o êxito foi possível graças ao uso de tecnologias de última geração e ao trabalho de profissionais venezuelanos especializados.

Os estudos incluíram uma prova de registro de produção, seguida de uma isócrona modificada e fluxo normal, a qual foi apresentada ao Ministério do Petróleo e Mineração.

O processo lançou resultados de acordo com os potenciais estimados, com a meta de alcançar os primeiros 300 milhões de pés cúbicos diários de gás na primeira fase.

Este é o terceiro poço avaliado associado ao Esquema de Produção Acelerada, se comparado aos já provados DR-5ª e DR-1, tem um potencial de 150 milhões de pés cúbicos de gás diários.

O Projeto Mariscal Sucre contempla o desenvolvimento de quatro campos situados ao norte da península de Paria, denominados Dragón, Patao, Mejillones e Rio Caribe.

O projeto Mariscal Sucre apresenta um desafio para a indústria petrolífera venezuelana, que depois de 100 anos de história está conquistando os espaços submarinos com profundidades superiores a 130 metros e correntes aquáticas, graças ao uso de tecnologias especializadas para construir e instalar infraestruturas ao longo da costa.

O projeto prevê ainda a construção de um tubo energético por mais de 100 quilômetros submarinos, de Sucre até Güiria. Este gasoduto contará com um diâmetro de 36 polegadas e uma extensão de 101,8 quilómetros, dos quais 98,7 são submarinos e 3,1 pertencem a uma área continental.


Fonte: Prensa Latina