segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CHARUTOS CUBANOS

Prensa Latina
Adital

A comercialização de charutos habanos no mercado internacional cresceu 2% em unidades durante o primeiro semestre deste ano, disse hoje o vice-presidente comercial da corporação Habanos S.A., Jorge Luís Fernández Maique.
O executivo acrescentou que além desta alta registra aumentos de 3% sobre os valores das vendas do tabaco cubano tipo Premium, o feito a mão, considerado o melhor do mundo pela tripla condição do solo, clima e experiência dos produtores.
Disse o informante que durante o período assinalado foram registrados incrementos referentes aos mercados tradicionais deste produto, como é o caso de Suíça, França, Alemanha e Reino Unido, com decréscimo para Espanha.
Significou que também se mostra alta na Ásia, Rússia com aumentos significativos, e no Oriente Médio. Registrou o especialista para Portugal e Grécia baixas nas cifras de vendas, enquanto o mercado local mostra estabilidade.
O vice-titular destacou que apesar das cruéis leis antitabaco vigentes na Europa, um dos principais mercados dos habanos, esperam finalizar 2013 com uma tendência crescente nestas vendas.
Fernández Maique explicou que quanto às etiquetas da galeria dos cigarros, o Robusto ocupa na atualidade o primeiro posto das vendas em nível mundial, seguido da Mareya, e, em matéria de denominações comerciais, o primeiro escalão está na Série D Nº4 de Partagás.
A corporação internacional Habanos S.A. vende nestes momentos em mais de 150 países, menos nos Estados Unidos devido às barreiras comerciais de Washington contra Havana desde os anos 60 do século passado.
Esta companhia acumula 80% do mercado global dos cigarros Premium, sempre sem contar Estados Unidos, e distribui 27 marcas nos cinco continentes, com destaque para Cohíba, Montecristo, Romeo e Julieta, Partagás, Hoyo de Monterrey, H.Upmann e Punch, concluiu Fernández Maique.
A cada ano a empresa organiza o Festival de Habano (fevereiro-março) nesta capital, ao que atendem mais de mil pessoas de cerca de 70 países, sendo o momento propício de apresentar novos produtos e realizar intercâmbios entre profissionais do setor.
A notícia é da Prensa Latina/acl/rfc