terça-feira, 19 de novembro de 2013

HONDURAS - COM XIOMARA !

Honduras vai às urnas neste domingo com cenário ainda indefinido


À meia-noite desta segunda-feira (18) começa o silêncio eleitoral em Honduras, que vai eleger seu novo presidente ou presidenta neste domingo (24). Oito candidatos disputam o cargo, dois com chances reais de vencer: a socialista Xiomara Castro e o ultraconservador Juan Orlando Hernández.


A socialista Xiomara Castro é ligeira favorita na disputa eleitoral | Foto: Divulgação da campanha

As pesquisas recentes de intenção de votos apontam empate técnico, com 27% das intenções de voto para Xiomara e 28% para Hernández, mas a socialista desponta como ligeira favorita na campanha.


A favor de Xiomara estão o caos social e econômico em que o atual governo deixou o país, que tem a pior taxa de homicídios no mundo (86 assassinatos por cada 100 mil habitantes) e o apoio do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, é herdeira política de seu marido, o ex-presidente Manuel Zelaya que, há quatro anos, foi vítima de um golpe por ter se aproximado do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez e querer implantar programas sociais no país. Se eleita, Xiomara promete refundar o país e aprovar uma nova Constituição.

Seu programa se baseia em uma nova estrutura estatal e um novo marco jurídico e institucional. O partido da presidenciável Libertad e Refundación (Libre) propõe o conceito de socialismo democrático e seu programa conta com três eixos transversais: o dos Direitos Humanos, da Igualdade e Equidade de Gênero e da Descentralização do Estado.

Lei eleitoral


De acordo com a lei eleitoral do país, os partidos políticos só podem promover seus planos de governo através dos meios de comunicação se não mencionarem o cargo para o qual se postularam ou solicitar votos em seu favor. Também não há segundo turno nas eleições do país.

Cerca de 5,3 milhões de hondurenhos estão aptos a votar em um país em que 70% de seus oito milhões de habitantes vivem na pobreza.

Da Redação do Portal Vermelho,
com agências